Peguntas Frequentes NF-e - Informática

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  • 1 - Como faço para abrir um chamado (uma demanda) para ser analisado pelo setor de INFORMÁTICA da SEFAZ-CE?

    É necessário que:

    • os procedimentos indicados na FAQ já tenham sido seguidos;
    • se o contribuinte estiver usando um emissor próprio, que o erro seja simulado no Emissor Gratuito;
      • Download do Emissor: http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/
    • os seguintes arquivos sejam enviados:
      • o arquivo XML da referida nota, exportado pelo Emissor Gratuito.
      • as telas de erro capturadas no Emissor Gratuito.
      • modelo de solicitação de atendimento preenchido: http://www.sefaz.ce.gov.br/content/aplicacao/internet/download/nfe/Modelo de Solicitacao de Atendimento.xls
    De posse desses dados, envie um e-mail para nf-e@sefaz.ce.gov.br. Sua demanda será analisada pela equipe da NFE e entraremos em contato (por email ou telefone) brevemente.

  • 2 - Estou usando a versão 2.0 do emissor gratuito e recebo a seguinte mensagem {http://xml.apache.org/axis/}stackTrace:java.lang.NullPointerException . Qual a causa deste erro?

    Este erro ocorre por uma falha do Emissor Gratuito que ocorre quando o complemento do endereço do destinatário é deixado em branco. Tente preencher o campo com alguma informação e, se possível, atualizar a versão do Emissor.

  • 3 - Estou tentando transmitir a nfe e recebo a seguinte mensagem org.apache.axis2.AxisFault: Transport error: 415 Error: Unsupported Media Type . Qual a causa deste erro?

    Este erro ocorre quando a versão do protocolo SOAP utilizado pelo sistema emissor da nfe é diferente do protocolo SOAP utilizado pelo sistema autorizador da SEFAZ-CE.

    Verifique se os endereços dos webservices utilizados pela sua aplicação estão corretos. Verifique aqui: http://nfe.sefaz.ce.gov.br/pages/webServices/web_services.jsf (para NFE versão 1.10, utilize o SOAP 1.1 e para NFE versão 2.00, utilize o SOAP 1.2).

    Para ter certeza que o problema é no emissor próprio utilizado pelo contribuinte, faça um teste de emissão de nfe utilizando o Emissor Gratuito (download: http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/).

  • 4 - Estou tentando autorizar uma nfe e recebo a seguinte mensagem 203 Rejeição: Emissor não habilitado para emissão da NF-e . O que devo fazer?

    Essa mensagem é exibida quando o contribuinte está tentando emitir uma nfe, mas ainda não realizou o credenciamento. Para realizá-lo, acesse o link Credenciamento em http://nfe.sefaz.ce.gov.br/.

  • 5 - Estou tentando autorizar uma nfe e recebo a seguinte mensagem 245 Rej. Rejeição: CNPJ Emitente não cadastrado. O que devo fazer?

    Realize os seguintes procedimentos:

    • Acesse http://nfe.sefaz.ce.gov.br e consulte o status do credenciamento da empresa.
      • Se o resultado da consulta for Contribuinte inapto para emissão de nfe então a situação cadastral do contribuinte é diferente de ATIVO ou ATIVO EM EDITAL, que são as situações que permitem emissão de nfe. Neste caso, providencie a regularização da situação cadastral da empresa junto à SEFAZ-CE.
      • Se o resultado da consulta for Contribuinte habilitado para emissão de nfe , os dados da empresa e uma lista com todas as filiais aptas para emissão da NFE serão exibidos.
      • Se o contribuinte estiver usando um emissor próprio, é bem provável que o emissor esteja transmitindo para a SEFAZ Vitual, ao invés de transmitir para a SEFAZ-CE. Para confirmar, verifique se os endereços dos webservices utilizados são os indicados no site, http://nfe.sefaz.ce.gov.br/pages/webServices/web_services.jsf
      • Se for verificado que os endereços estão corretos, capture as telas de erro do emissor e da consulta da situação da empresa e abra um chamado para ser analisado pela SEFAZ-CE.
      • Para saber como como abrir o chamado, verifique a pergunta No 1.

  • 6 - Estou tentando autorizar uma nfe e recebo a seguinte mensagem 286 Rejeição: Certificado Transmissor erro no acesso a LCR. O que devo fazer?

    Esse erro acontece quando não é possível validar o certificado, o que pode ser causado por problemas na rede da SEFAZ-CE, no certificado do contribuinte ou por indisponibilidade das Autoridades Certificadoras - ACs (Certisign, Serasa, Serpro e etc).

    Normalmente este erro acontece durante poucos segundos/minutos. Se o erro persistir, abra um chamado para que a equipe da SEFAZ-CE investigue a causa do problema.

    • Informe a AC do seu certificado e, se possível, envie o certificado exportado com extensão ".cer". Obs: Nunca informe a senha do seu certificado digital.
    • Para saber como como abrir o chamado, verifique a pergunta No 1.

  • 7 - Estou tentando autorizar uma nfe e recebo a seguinte mensagem 242 Rejeição: Cabecalho - Falha no Schema XML. O que devo fazer?

    Esse erro acontece na montagem do cabeçalho da mensagem que é enviada à SEFAZ-CE, e não na Nota Fiscal propriamente dita. Geralmente é causado por uma falha de implementação da aplicação emissora de NFe.

    Antes abrir um chamado para a SEFAZ-CE, o contribuinte deve:

    • Testar a emissão da Nfe em questão no ambiente de HOMOLOGAÇÃO usando o emissor gratuito, fornecido pela SEFAZ-SP
    • Download do Emissor: http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/
    • Se o problema voltar a ocorrer ou se o contribuinte já usa o emissor gratuito, pode abrir o chamado conforme descrito na pergunta No. 1.
    • Se a emissão acontecer normalmente, está confirmado o problema na aplicação emissora usada pelo contribuinte. Neste caso, o problema deve ser comunicado ao suporte do fornecedor do software emissor, que deverá, se tiver dificuldades em entender o problema, entrar em contato com a SEFAZ-CE para esclarecimentos

  • 8 - Tive um problema no meu computador e, como eu não fazia backup dos arquivos, perdi todas minhas NFEs. Como posso recuperá-las? A SEFAZ-CE pode recuperá-las para mim?

    Para solicitação de arquivos XML da NF-e, o contribuinte deverá requerer através de Processo devidamente protocolado (pode ser na sua unidade de atendimento) e assinado por representante legal da empresa e, na sua ausência por um preposto plenamente identificado através de procuração.

  • 9 - Algumas das minhas NFEs já autorizadas não conseguem ser importadas no Visualizador de NFE, Emissor Gratuito ou Emissor Próprio. Recebo uma mensagem de erro na estrutura do XML. O que devo fazer?

    Verifique a validade do XML acessando o link "Consulta - Validar XML" no endereço

    • Se o resultado da consulta indicar que o XML é inválido, algum problema ocorreu no momento da autorização da nota, impossibilitando a devida validação.
    • Apesar da estrutura inválida do XML, o documento tem validade jurídica e deve ser mantido em poder do contribuinte.

  • 10 - Para que meu sistema (Emissor Próprio, Visualizador e etc) se comunique com a SEFAZ-CE, através dos webservices da NFE, preciso que me informem o IP dos servidores. Como posso obter essa informação?

    A SEFAZ-CE não informa os endereços IP de seus servidores. A comunicação deve ser feita através dos endereços dos webservices disponíveis. Consulte os endereços em: http://nfe.sefaz.ce.gov.br/pages/informacoes/web_services.jsf

  • 11 - Estou consultando uma NFE já enviada à SEFAZ e recebo a seguinte mensagem 217 - Rejeicao: NF-e nao consta na base de dados da SEFAZ. Como saberei se a nota foi autorizada ou rejeitada?

    É possível que a chave de acesso tenha sido modificada após a emissão da nfe. Neste caso, consulte no site http://nfe.sefaz.ce.gov.br/pages/consultaNota.jsf se realmente não existe uma NFE com essa chave de acesso. Para descobrir a chave de acesso autorizada pela SEFAZ-CE, acesse o link Consulta - Chave de Acesso no endereço http://nfe.sefaz.ce.gov.br/ , informando os dados necessários.

  • 12 - Ao enviarmos as notas, o sistema abortou a chamada ao Web Service, impossibilitando a recuperação do recibo. Ao enviarmos novamente as mesmas notas, o sistema retornou a mensagem: 204-Rejeição: Duplicidade de NF-e. Verificamos que as notas estão autorizadas no site da sefaz, porém precisamos que vocês repassem os números dos recibos referentes a cada chave de acesso para que possamos consultar o protocolo de autorização e gravar o arquivo das nf-es.

    Para descobrir os número dos recibos, acesse o link Consulta - Chave de Acesso no endereço http://nfe.sefaz.ce.gov.br/ , informando os dados necessários.

  • 13 - Minha nota está sendo rejeitada por alguma das regras previstas no Manual de Integração do Contribuinte. Apesar da rejeição, entendo que a nota está válida e que não deveria ser rejeitada. O que devo fazer?

    Realize os seguintes procedimentos:

    • Verifique no Manual de Integração a regra de validação referente a essa mensagem de erro. Por exemplo 511 Rej. Rejeição: Não é de Operação com Exterior e Código País destinatário difere de 1058 (Brasil) . Procurar pelo código 511 na seção de mensagens do manual.
    • Verifique se o XML gerado pelo seu programa emissor atende à referida regra.
    • Verifique a validade do XML acessando o link Consulta - Validar XML no endereço http://nfe.sefaz.ce.gov.br/
    • Se ainda achar que a rejeição é inválida, abra um chamado para que a equipe da SEFAZ-CE analise o problema.
    • Para saber como como abrir o chamado, verifique a pergunta No 1.

  • 14 - Estou tentando autorizar uma nfe e recebo a seguinte mensagem 297 - Rejeicao: Assinatura difere do calculado. O que devo fazer?

    Verifique se a sua nota possui caracteres de formatação no arquivo XML ("line-feed", "carriage return","tab", caractere de "espaço" entre as TAGs).

    Conforme o Manual de Integração - Contribuinte (Versão 4.0.1-NT2009.006 / Dezembro 2009), seção 3.2 Padrões Técnicos , item Otimização na montagem do arquivo , esses caracteres de formatação devem ser evitados. Veja também a seção 5.3 Tratamento de Caracteres Especiais no Texto de XML . Alguns caracteres afetam o funcionamento do "parser", não podendo aparecer no texto de uma forma não controlada.

  • 15 - Estou tentando autorizar uma nfe e recebo a seguinte mensagem 596 - Rejeição: Ambiente de homologação indisponível para recepção de NF-e da versão 1.10. O que devo fazer?

    Conforme NT 2011/002 (http://www.nfe.fazenda.gov.br/PORTAL/docs/NT2011.002.pdf), o ambiente de homologação não recepcionará NF-e da versão 1.10 a partir do dia 01/04/2011.

    NF-e emitidas em ambiente de produção com data de emissão anterior à 01/04/2011 serão recepcionadas pelo prazo de 30 dias.

    O contribuinte deve providenciar a migração para a nova versão (2.00). O manual está disponível em http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/docs/Manual_Integracao_Contribuinte_versao_4.01-NT2009.006.pdf e os endereços dos webservices estão em http://nfe.sefaz.ce.gov.br/pages/webServices/web_services.jsf . O emissor gratuito da versão 2.00 pode ser encontrado em http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/emissor.aspx .

  • 16 - Não estou recebendo emails de sefaz.sistemas@sefaz.ce.gov.br com Notícias e Comunicados sobre Nota Fiscal Eletrônica, o que devo fazer?

    Acesse o menu CREDENCIAMENTO no site http://nfe.sefaz.ce.gov.br e atualize o seus dados.